Agropecuária
Comércio exterior
Piauí realiza sua primeira exportação de açúcar
20 mil sacas de 50 quilos produzidas pela Comvap foram comercializadas para a África
Redação - redacao@pinegocios.com.br
O Piauí está realizando sua primeira exportação de açúcar com o envio de 20 mil sacas de 50 quilos para a África. A mercadoria está saindo do estado em direção ao Porto de Pecem, no Ceará, onde será embarcada em navios para a África. A exportação está sendo realizada pelo grupo Olho D’Água, que detém o controle da Comvap, maior produtora de álcool e açúcar do Piauí, localizada no município de União, 50 quilômetros ao norte de Teresina.
O diretor de operação da Comvap, Luiz Fernando Mello, diz que a venda de açúcar para a África é um marco histórico nos 21 anos do grupo no Piauí e uma grande conquista para o Estado. “Para nós, é um grande orgulho dar esse pontapé inicial para a exportação de um produto de alta qualidade, legitimamente piauiense, e que obedece a todos os critérios exigidos pelo mercado internacional”, diz ele.

Para Luiz Fernando, a exportação de açúcar para o mercado africano “prova que a agricultura do estado está se fortalecendo e prosperando cada vez mais”. Segundo ele, as 20 mil sacas que estão sendo exportadas equivalem a cerca de 1080 toneladas de açúcar cristal produzido com alta tecnologia, inovação e práticas sustentáveis.
O diretor ressalta que essa abertura para a exportação é também um preparo para os próximos anos, quando a empresa deverá passar a exportar o açúcar tipo demerara, a partir de 2024. O assunto, explica Luiz Fernando, foi tratado no início de julho com o governador Rafael Fonteles, durante visita à usina, marcando o começo da colheita da safra 2023/2024.

“Este é o primeiro ano de produção do açúcar demerara no Piauí e, além da possibilidade de exportar para outros estados do Brasil, já estamos produzindo visando o mercado internacional, o que representa uma grande evolução, haja vista que o estado apenas importava o produto de outros locais”, diz. “Desde que chegamos ao Estado, em 2002, o grupo Olho D’água assumiu o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado, implementando um modo de administração responsável seja com nossos trabalhadores seja com o meio ambiente”, pontua. O Grupo Olho D’Água é um dos maiores produtores de álcool e açúcar do país e tem sede em Pernambuco.
Empresa é reconhecida como redutora de emissões de carbono
Luiz Fernando lembra que a Comvap é uma empresa certificada pelo Renovabio, sistema gerado a partir do acordo de Paris de 2017, que a reconhece como uma empresa redutora de emissões carbono. O diretor ressalta que cinco fornecedores de cana do grupo também foram beneficiados e tiveram direito a um bônus de 150 mil reais, fornecido pela Comvap, porque fornecem cana para uma empresa certificada. A meta, explica, é aumentar esse número nos próximos anos.
“Esse aspecto ambiental é significativo para nós. Somos uma empresa que não polui, que preserva o meio ambiente e que trabalha em consonância com as diretrizes governamentais, em consonância com as entidades municipais e entidades trabalhistas, de forma responsável, comprometida e com ética”, afirma.

Essa característica, explica Luiz Fernando, torna o açúcar piauiense um produto diferenciado, tanto pelo sabor único, mas principalmente pela produção responsável, fator que atrai a atenção dos mercados internacionais, que estão cada vez mais interessados em produtos provenientes de regiões que adotam práticas sustentáveis de produção.
Previsão de safra 2023/2024 é de 1,5 milhão de toneladas de cana
A previsão de colheita da safra desse ano é de aproximadamente 1,5 milhões de toneladas de cana. Deste total, 230 mil vêm de fornecedores da região. Além do açúcar, também são produzidos álcool e biomassa (energia limpa). Isso significa mais de 2 milhões de sacas de 50kg de açúcar e mais de 44 milhões de litros de etanol.
Atualmente, a Comvap possui 19 mil hectares de cultivo de cana; 12 mil hectares de preservação da fauna e flora; possui parceria com mais de 50 fornecedores da região e abastece os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Além do Piauí, nos municípios de Teresina, União, José de Freitas, Lagoa Alegre e Miguel Alves, a COMVAP também tem plantios no Maranhão, nas cidades de Caxias e Timon.
.jpg)
A empresa é responsável pela geração de 3.500 empregos diretos. Mas esse impacto positivo não se dá apenas na indústria. “Em torno da empresa há toda uma rede de serviços que conta com a participação de produtores e fornecedores locais, contribuindo para a geração de emprego e renda. Ao todo, entre diretos e indiretos, a empresa gera mais de 10 mil empregos”, diz o diretor de operações do Grupo, Luiz Fernando Mello.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Comentários