Comércio & Serviços
Turismo
Em expansão, malha aérea do Piauí terá 691 voos entre julho e setembro
Em todo o Brasil, oferta de voos cresce 14%; setor recupera-se após pandemia.
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Seguindo um período de recuperação após prejuízos por conta da pandemia da covid-19, a malha aérea brasileira no terceiro trimestre de 2023 (meses de julho, agosto e setembro) segue um ritmo de expansão, com 14% mais voos do que no ano de 2022. Juntas, as associadas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), devem ofertar 124,8 mil decolagens em todos os estados brasileiros. No Piauí, no mesmo período, há 691 voos programados
“Nos últimos meses o índice da oferta de voos no mercado doméstico já superou o total pré-pandemia. Isso mostra o avanço das nossas associadas na oferta de bilhetes, muitos deles promocionais. As empresas estão apostando no transporte aéreo e queremos seguir esse ritmo de recuperação do setor, com lançamento de novas rotas e conectando todo o país”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.
Em 2019, antes da pandemia, o Aeroporto de Teresina registrou mais de um milhão de passageiros. No ano seguinte, em 2020, o impacto da crise sanitária foi sentido com uma redução no número de voos, totalizando 571.377 passageiros. No entanto, o cenário começou a mostrar sinais de recuperação em 2021, quando o aeroporto registrou 818.313 passageiros. Ano passado, foram mais de 900 mil pessoas embarcando e desembarcando (veja infográfico abaixo).
Os números mais recentes, referentes ao período de janeiro a abril de 2023, indicam uma retomada ainda mais sólida. Durante esses meses, o Aeroporto Senador Petrônio Portella recebeu um total de 338.025 passageiros. Dados da CCR Aeroportos, que adminsitra o aeroporto de Teresina, apontam que, somente no mês de julho, cerca de 93 mil passageiros devem passar pelo local, o que representa um aumento de 11% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Esse crescimento no fluxo de passageiros reflete a gradual retomada das viagens e do turismo na região, que desempenha um papel importante na economia, gerando empregos e movimentando diversos setores.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais