Startups

Tecnologia

Startup do Piauí ganha o mercado nacional com a criação de portais de notícias

Empresa Lenium atende mais de 2 mil clientes em todos os estados brasileiros

 
 
Site da plataforma Lenium, que atua em todo o Brasil (Imagem: reprodução)

 Site da plataforma Lenium, que atua em todo o Brasil (Imagem: reprodução)

 
 

Quando começou a desenvolver sites para empresas, em 2014, o desenvolvedor piauiense Fabrício Vieira ainda não tinha ideia de como o consumo de notícias iria ser determinante para seu modelo de negócios. A popularização da internet e dos smartphones fizeram disparar a circulação de informações na rede e, assim, muitos jornalistas que criaram os próprios veículos precisavam de sites para distribuir as notícias para a população.

O filão foi percebido por Fabrício e ele resolveu investir apenas em desenvolver sites jornalísticos. No entanto, ao invés de criar layouts personalizados para cada veículo, formatou quatro temas diferentes prontos, otimizando seu tempo e do cliente. Assim, viu crescer o número de clientes de sua empresa, a Lenium, que logo evoluiu de MEI (microempreendedor individual) para EPP (empresa de pequeno porte).

 

Hoje, a Lenium  é a plataforma do segmento mais utilizada no país (considerando plataformas com CMS próprio), com mais de 2 mil clientes na base. Atua em mais de 500 municípios do país de todas as 27 unidades da Federação.

Juntos, os sites, contando apenas os sites hospedados com a Lenium, registram mais de 90 milhões de acessos únicos mensais. Para se ter uma ideia, a Folha de São Paulo, um dos jornais de maior prestígio do Brasil, tem 35 milhões de acessos segundo o site Similarweb, que analisa o tráfego dos sites na internet.

“Comecei com desenvolvimento de sites aleatórios, sem nicho específico, com o tempo vi que a maioria eram portais de notícias e então resolvi 'afunilar' e passei a dedicar 100% à criação de portais de notícias, com temas prontos que diminui (e muito) os custos que um jornalista precisa arcar para colocar um portal de notícias no ar”, conta Fabrício Vieira.

 

 

A plataforma tem quatro tipos de modelos de sites, que podem ser personalizados (Imagens: reprodução)

 

Uma das vantagens da Lenium é que a plataforma, apesar de estar pronta, permite personalizar diversas seções para que um site não seja igual a outro site que utilize a plataforma numa cidade vizinha, por exemplo. Segundo Fabríicio, o cliente consegue ter o seu site no ar em menos de 48 horas após o jornalista ou Publisher contratar a Lenium.

Outra vantagem da aquisição de modelos prontos é a redução dos custos, cerca de dez vezes menos que a média do mercado. Além disso, a Lenium investe no suporte de atendimento aos clientes. “Inclusive o suporte é um diferencial, que muitos que vêm de outras empresas do mesmo segmento da Lenium relatam a precariedade do suporte. Alguns relatam ficar semanas sem retorno”, afirma o empresário.

Saiba mais sobre a Lenium clicando aqui

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Startups