Startups
Tecnologia
Startup do Piauí ganha o mercado nacional com a criação de portais de notícias
Empresa Lenium atende mais de 2 mil clientes em todos os estados brasileiros
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Quando começou a desenvolver sites para empresas, em 2014, o desenvolvedor piauiense Fabrício Vieira ainda não tinha ideia de como o consumo de notícias iria ser determinante para seu modelo de negócios. A popularização da internet e dos smartphones fizeram disparar a circulação de informações na rede e, assim, muitos jornalistas que criaram os próprios veículos precisavam de sites para distribuir as notícias para a população.
O filão foi percebido por Fabrício e ele resolveu investir apenas em desenvolver sites jornalísticos. No entanto, ao invés de criar layouts personalizados para cada veículo, formatou quatro temas diferentes prontos, otimizando seu tempo e do cliente. Assim, viu crescer o número de clientes de sua empresa, a Lenium, que logo evoluiu de MEI (microempreendedor individual) para EPP (empresa de pequeno porte).
Hoje, a Lenium é a plataforma do segmento mais utilizada no país (considerando plataformas com CMS próprio), com mais de 2 mil clientes na base. Atua em mais de 500 municípios do país de todas as 27 unidades da Federação.
Juntos, os sites, contando apenas os sites hospedados com a Lenium, registram mais de 90 milhões de acessos únicos mensais. Para se ter uma ideia, a Folha de São Paulo, um dos jornais de maior prestígio do Brasil, tem 35 milhões de acessos segundo o site Similarweb, que analisa o tráfego dos sites na internet.
“Comecei com desenvolvimento de sites aleatórios, sem nicho específico, com o tempo vi que a maioria eram portais de notícias e então resolvi 'afunilar' e passei a dedicar 100% à criação de portais de notícias, com temas prontos que diminui (e muito) os custos que um jornalista precisa arcar para colocar um portal de notícias no ar”, conta Fabrício Vieira.
Uma das vantagens da Lenium é que a plataforma, apesar de estar pronta, permite personalizar diversas seções para que um site não seja igual a outro site que utilize a plataforma numa cidade vizinha, por exemplo. Segundo Fabríicio, o cliente consegue ter o seu site no ar em menos de 48 horas após o jornalista ou Publisher contratar a Lenium.
Outra vantagem da aquisição de modelos prontos é a redução dos custos, cerca de dez vezes menos que a média do mercado. Além disso, a Lenium investe no suporte de atendimento aos clientes. “Inclusive o suporte é um diferencial, que muitos que vêm de outras empresas do mesmo segmento da Lenium relatam a precariedade do suporte. Alguns relatam ficar semanas sem retorno”, afirma o empresário.
Saiba mais sobre a Lenium clicando aqui
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais