Indústria

crescimento

Frota de carros elétricos no Piauí ultrapassa mil unidades

A marca com maior número de veículos eletrificados no Estado é a Toyota, com 73% do mercado

 
 
Teresina é a quinta capital do Nordeste com maior quantidade de carros elétricos (Foto: Divulgação/Toyota Brasil)

 Teresina é a quinta capital do Nordeste com maior quantidade de carros elétricos (Foto: Divulgação/Toyota Brasil)

 
 

O mercado de veículos elétricos vem crescendo rapidamente ao longo dos últimos anos. No Piauí, é possível perceber a popularização dos carros elétricos diante do aumento da frota, que atingiu a marca de 1025 veículos até março de 2023. Desde 2020, o número mais que dobrou, saindo de 367 unidades para 947 em 2022, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). 

Conforme levantamento da NeoCharge, empresa voltada à recarga elétrica associada à ABVE, Teresina possui a quinta maior quantidade de carros eletrificados entre as capitais do Nordeste, estando a frente de Natal, Aracajú e João Pessoa. Ao todo, são 795 veículos deste tipo na capital piauiense. Para o gerente comercial da AudiCenter Teresina, Siqueira Neto, isso ocorre porque, na capital do Estado, ter um veículo próprio está entre as principais prioridades do consumidor. 

 

A marca com o maior número de carros eletrificados no Piauí é a Toyota, que possui 752 veículos vendidos, o que corresponde a 73,37% do total da frota deste ano. Entre todos os modelos, o Corolla em formato híbrido (que é elétrico e também a combustão) lidera o ranking da marca, com 341 carros rodando pelas ruas do estado. Em seguida, a Volvo ocupa o segundo lugar, com 11% de participação. 

 

Siqueira Neto explica que os carros híbridos tendem a apresentar um crescimento muito grande não só no Piauí, como no Brasil de modo geral, por conta da facilidade em utilizar ambas as possibilidades (o motor elétrico e o combustível). “Os híbridos terão uma adesão muito maior no Brasil por conta da facilidade. Às vezes as pessoas vão viajar para um local onde não há ponto de carregamento e assim elas podem colocar gasolina e utilizar normalmente o veículo”, comenta.

Siqueira Neto, gerente comercial da AudiCenter Teresina (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Recentemente, foi divulgado que a BYD, líder mundial em carros eletrificados, terá loja no Piauí, prova de que o estado vem se destacando no que diz respeito à procura por veículos elétricos. A loja será implantada pelo Grupo Marmais, uma das maiores concessionárias do Ceará. 

A tendência é que a quantidade de carros elétricos continue crescendo, tendo em vista que este tipo de veículo tem sido uma aposta da indústria mundial, que busca oferecer aos consumidores maior economia (com menor custo de manutenção de veículo) e menos poluição devido ao menor uso de combustíveis fósseis. 

Em todo o país, a frota de carros elétricos já atingiu 133.305 unidades vendidas. O estado de São Paulo lidera o ranking com a maior quantidade de veículos e responde por 34% do total de veículos deste tipo. No Brasil, 68,87% dos carros elétricos vendidos são em formato híbrido. 

Segundo a ABVE, no primeiro quadrimestre de 2023, mais de 19 mil veículos eletrificados foram vendidos, um aumento de 51% sobre o mesmo período de 2022. Já os emplacamentos de carros elétricos alcançaram 4.793 unidades em abril, o que representa um crescimento de 53,5% em comparação a abril do ano passado. “Com o passar do tempo, as pessoas irão perder o medo de adquirir carros elétricos e isso ocorre em todo o mundo, por conta da preocupação com os recursos escassos. Na Europa, por exemplo, até 2035 todos os carros devem ser elétricos”, conclui Siqueira Neto.

(Colaborou com esta matéria: Emelly Caroline)

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Indústria