Carreira & Gestão

Tecnologia

Startup do Piauí entra no mercado de diários oficiais e reduz custos dos municípios em até 40%

Solução fornecida pela Foco Smart diminui custos das prefeituras e câmaras de vereadores

 
 
O Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Piauí reduz custos (Reprodução)

 O Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Piauí reduz custos (Reprodução)

 
 

A chegada da startup Foco Smart no mercado dos Diários Oficiais Eletrônicos Municipais (DOEM) no Piauí pode reduzir os custos das prefeituras e câmaras municipais em até 40%, referente à publicação dos seus atos oficiais. Essa economia é possível graças à solução inovadora desenvolvida pela empresa, afirma o CEO da Foco Smart, Tiago Ferreira.

“O produto Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Piauí (DOEMPI), lançado no primeiro semestre de 2022, nasceu 100% digital. Construímos a solução já pensando nesse mercado e analisamos as dificuldades existentes nas prefeituras e câmaras. Criamos uma tecnologia enxuta, fácil de usar, eficiente e integrada, garantindo maior transparência dos atos municipais e legislativos”, explica Tiago Ferreira.

O produto inovador já vem sendo bem recebido pelas prefeituras e câmaras municipais. Em apenas um ano de existência, 36  entes públicos, entre prefeituras e câmaras municipais do Piauí, já aderiram ao DOEMPI. Entre elas, Colônia do Gurgueia, São Francisco do Piauí, Nova Santa Rita e São Francisco de Assis.

Site de Foco Smart, startup do Piauí

 

Além disso, o produto DOEMPI da Foco Smart foi bem avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), de acordo com os critérios elencados em um levantamento finalizado em outubro de 2022. Nele, o TCE comparou o DOEMPI com os outros veículos oficiais existentes no Piauí que prestam serviços a prefeituras e câmaras municipais.

Importante ainda frisar que, por uma determinação legal conforme a o Artigo 28 da Constituição do Estado do Piauí, as prefeituras e câmaras de vereadores são obrigadas a publicar todos os atos oficiais, para que a sociedade tome conhecimento deles. Como quase todos os municípios piauienses não têm diários oficiais próprios, eles terceirizam a publicação em diários oficiais autorizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Em 2022, segundo o TCE, as prefeituras e câmaras municipais do Piauí pagaram mais de R$ 10,4 milhões para a publicação dos atos oficiais nos três Diários Oficiais existentes.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão