Startups
256 empresas inovadoras
Número de startups em operação no Piauí cresce 37%
Dados fazem parte de estudo Book Digital das Startups, feito em parceria entre Sebrae e Cuia
Nícolas Barbosa - redacao@pinegocios.com.br
256 startups piauienses. Esse foi o número de empresas inovadoras de base tecnológica que o Book Digital das Startups, um mapeamento realizado pelo Sebrae Piauí em parceria com o Centro Unificado de Inovação Aplicada (Cuia), localizou no estado. Este e outros resultados serão apresentados em evento que será realizado na próxima sexta-feira (16), às 17 horas, no Piauí Original Hub, localizado no Shopping Rio Poty.
O Book Digital das Startups reúne informações coletadas entre agosto de 2021 e julho deste ano. Com ele, os organizadores pretendem oferecer à sociedade piauiense um guia de consulta às contribuições que as startups do Piauí estão dando para o estado transitar para a nova economia, saber quais são as principais empresas piauienses com características inovadoras, apresentar quais soluções elas oferecem e como o público pode ter acesso a elas.
Os 256 negócios mapeados pelo Sebrae Piauí e pelo Cuia representam um crescimento de 37% em relação ao mapeamento realizado anteriormente. Bringel Filho, presidente do Cuia, explica que essa ascensão decorre de vários fatores, mas destaca os três que acredita serem os principais.

O primeiro é o aumento na oferta de linhas de fomento para startups. Isso contribui para o início da jornada dos empreendedores e para o fortalecimento dos negócios. O segundo foi o mapeamento ter chegado a mais municípios piauienses. Anteriormente, ele era mais focado nas comunidades de Teresina e Parnaíba. Além disso, Bringel Filho vê um maior engajamento das startups para participar do estudo, o que significa que os empreendedores entenderam a importância desse trabalho.
Relação das startups com o Sebrae e a academia
Em conjunto com o lançamento do Book Digital das Startups, o evento contará com ações do Sebrae Piauí. A entidade apresentará os resultados e os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano por meio do Projeto Negócios Inovadores. 11 startups que estão na etapa final do programa Sebrae Like a Boss também se apresentarão durante o encontro.
Leia também
Conheça seis startups do Piauí que conquistaram o mercado nacional
Startup piauiense que desidrata alimentos com energia solar participará da COP27, no Egito
Assamble vence Batalha de Startups na Feira do Empreendedor 2022
Esse trabalho da entidade no fortalecimento do ecossistema de startups no estado tem sido fundamental de acordo com dados apresentados pelo mapeamento. Se os valores captados em editais foram importantes para o crescimento do segmento no Piauí, muitos deles se devem à assessoria que o Sebrae presta para que esses negócios tenham maior chance de serem escolhidos nessas seleções. Segundo o estudo, as startups piauienses conseguiram cerca de R$ 2,6 milhões por meio de editais.
Outro apoio que tem sido importante é o da academia. Um dos indicadores do Book Digital das Startups aponta que 41% desses negócios são provenientes de pesquisas científicas. “O que se percebe é que o ecossistema de inovação estadual tem amadurecido e entendido a importância do relacionamento entre academia e mercado, bem como há um movimento empreendedor dentro das universidades”, explica Bringel Filho. Ele acrescenta que há um fortalecimento de programas de fomento direcionados para o público acadêmico.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Comentários