Comércio & Serviços

Varejo

Novos serviços aproximam Assaí Atacadista de Teresina do formato de supermercados

Loja recém-inaugurada inclui seções como empório de frios e cantinho do churrasco, que geralmente não existem em atacados

 
 
Empório de frios e cantinho do churrasco no novo Assaí: semelhanças com supermercados (Montagem sobre foto)

 Empório de frios e cantinho do churrasco no novo Assaí: semelhanças com supermercados (Montagem sobre foto)

 
 

A nova loja do Assaí Atacadista de Teresina, localizada onde funcionava o Extra Hipermercado, inaugurou com serviços que são comuns em supermercados, mas não em atacados ou atacarejos. A unidade localizada na Avenida Kennedy inclui cantinho do churrasco, empório de frios e adega de vinhos, além de eletropostos para carregamento de carros elétricos.

Diferente das outras quatro lojas do grupo no Piauí, a unidade da Kennedy é única com essas novidades. Embora a nova loja mantenha o formato dos atacarejos, com corredores mais espaçados, prateleiras nas alturas e preços de atacado, as novas seções indicam que o Assaí visa atrair também os clientes que preferem o modelo enxuto de supermercado, que possuem maior variedade de produtos e de serviços - como padaria, restaurantes, cafés e até praça de alimentação.

A nova unidade é a  29ª do Brasil convertida do Extra Hipermercado, que, em 2021, vendeu 71 unidades em todo o Brasil para o Assaí, numa proposta deste grupo de abrir lojas em lugares de maior densidade populacional, que são abastecidos por supermercados tradicionais, e não atacados. A nova filial, que está entre as avenidas Presidente Kennedy, Dom Severino e Jóquei Clube, mira os consumidores de bairros como Jóquei, São Cristóvão, Morada do Sol e Piçarreira.

 

Serviços incluídos no Assaí Kennedy 

• Empório de Frios: Atendimento para a venda de frios, laticínios e embutidos fatiados ou fracionados, assim como azeitonas a granel

• Cantinho do Churrasco:  Itens reunidos em um mesmo local: carvão, sal grosso, temperos, cooler, tábuas e espetos.

• Adega de Vinhos: São mais de 250 rótulos da bebida. 

 

A aproximação de semelhanças dos atacados com os supermercados já havia sido prevista por especialistas do setor. Em agosto deste ano, durante evento de negócios em Fortaleza (CE), em que o Piauí Negócios esteve presente, supermercadistas afirmaram que o formato de atacarejos não deve se manter por muito tempo, porque o consumidor prefere comprar em supermercados mais compactos.

Assaí Kennedy ocupou lugar do Extra, mas manteve alguns serviços até então inédito em atacados, como empório de frios, açougue e adega 

 

Segundo disse na ocasião Nidovando Pinheiro, presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), o sucesso atual do modelo dos atacarejos, com lojas grandes e preços menores, é uma consequência da alta da inflação dos últimos anos. “A crise econômica pela qual passa o país leva naturalmente o consumidor a buscar preços menores, mas logo que a renda das famílias melhorar, parte dos clientes vai retornar ao modelo antigo de supermercados, que tem mais variedade de produtos e serviços, tamanho da loja menor”, afirmou.

O empresário cita, inclusive, que os atacarejos começam a oferecer serviços que antes somente os supermercados faziam, como vender a carne já cortada em fatias. “Isso aumenta os custos. A tendência é os atacarejos ficarem cada vez mais parecidos com os supermercados. No momento que o país voltar a ter crescimento, com poder de renda melhor, os atacarejos vão virar [somente] varejo. Iremos presenciar esse movimento”, apostou Nidovando.


Leia também

Supermercado do Piauí cresce 22% apesar da chegada de gigantes nacionais

Após melhorias, lojas do Carvalho Super aumentam as vendas em 20%

Sam’s Club vai ocupar lugar do BIG Bompreço da Avenida Kennedy, em Teresina


Em alta no Brasil, os atacados e atacarejos chegaram ao Piauí no início dos anos 2000, como a inauguração da Makro, na zona sul de Teresina. No entanto, o boom se deu somente nos últimos dez anos, com a instalação das redes Atacadão (Grupo Carrefour), Maxxi (Grupo BIG), Assaí e Mix Atacarejo (Grupo Mateus) não só na capital, mas também no interior do Estado.

Apesar da forte concorrência, supermercados do modelo tradicional, como os piauienses Carvalho Super, R Carvalho e o nacional Pão de Açúcar têm tido crescimento de vendas e ampliado lojas no Piauí. Recentemente, outro grupo, o Ferreira Supermercado, começou a despontar no Estado, com mesmo formato e localizado dentro dos bairros, em áreas bastante populosas.

 

 

A nova loja do Assaí

Com mais de 6,2 mil m² de área de loja, o espaço foi completamente reformado para receber a mais moderna unidade do Assaí na cidade. A estrutura agora conta com pé direito alto, iluminação e climatização sustentáveis e aperfeiçoadas, e corredores largos e espaçosos. Além disso, possui um amplo estacionamento, com mais de 500 vagas para carros e motos.

Segundo o Assaí, a unidade gerou mais de 500 empregos diretos e indiretos, compostos por um quadro de colaboradores diverso e inclusivo. Durante o processo de seleção, foram priorizadas a contratação dos antigos funcionários do Extra Hipermercado que manifestaram interesse em trabalhar no Assaí.

 “O Assaí Kennedy está em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, com um acesso facilitado que liga a cidade a outras regiões, como as Zonas Norte e Sudeste, além de municípios vizinhos. Essa localização privilegiada permitirá atender cada vez melhor os(as) clientes da região, tanto os consumidores finais quanto os(as) micro e pequenos(as) comerciantes, com mais economia para as suas casas e os seus negócios”, comenta Denílson Costa, Diretor Regional do Assaí no Piauí.

O Assaí Atacadista Kennedy é o primeiro localizado em área densamente populosa (Foto: divulgação)

Para os(as) empreendedores(as), o Assaí Kennedy também disponibiliza o serviço de Televendas, que auxilia quem busca agilidade para compras em grandes volumes, além de funcionar como um canal para que os(as) comerciantes possam tirar dúvidas sobre os preços dos produtos.

A Companhia iniciou os investimentos no Piauí no ano de 2017 e, desde então, já foram inauguradas duas lojas em Teresina: a primeira localizada na Rua Jacinto Rufino Macedo, nº 1000, São Raimundo (Grande Dirceu), e a outra, na Avenida Raul Lopes, nº 2757, Ininga. Além da capital, o Assaí também já possui unidades na cidade de Picos, localizada na região Sul do estado, e uma na cidade de Parnaíba, litoral Norte do Piauí. Com o Assaí Kennedy, a Companhia chega à marca da 29ª conversão no ano, e 69 lojas na Região Nordeste.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Comércio & Serviços