https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Indústria

Comércio exterior

ZPE de Parnaíba realiza primeira exportação para a Europa

Processo aduaneiro agora pode ser feito no Piauí, reduzindo burocracia, tempo e custos para as empresas

 
 
ZPE de Parnaíba (Foto: divulgação)

 ZPE de Parnaíba (Foto: divulgação)

 
 

A Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí (ZPE do Piauí), localizada em Parnaíba, realiza, nesta segunda-feira (21), operação de despacho aduaneiro de 20 toneladas de cera de carnaúba para a Espanha. Será a primeira operação de envio de mercadoria desembaraçada da ZPE do Piauí para o exterior, um marco importante nas operações de comércio exterior do Piauí.

O ato acontecerá nas instalações da ZPE do Piauí, em Parnaíba, às 14h. Autoridades do Governo do Estado, da Investe Piauí e ZPE, Receita Federal e do meio empresarial participarão. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, explica que o desembaraço das mercadorias é feito diretamente na ZPE e os produtos serão levados para o Porto de Pecém, no Ceará, de onde seguem de navio para a Europa. “Esse processo inicia efetivamente as operações do primeiro recinto aduaneiro primário do Piauí desde o fechamento da Alfândega do Porto das Barcas, na década de 1950”, diz ele.

A cera de carnaúba exportada é produzida na primeira indústria instalada na ZPE. Antes a empresa precisava de um representante, atuando no Porto de Pecém, para realizar os procedimentos que agora são feitos por despachantes e auditores da Receita Federal do Brasil, dentro da ZPE do Piauí. O avanço representa redução de custo e tempo.


Leia também

Inaugurada hoje, ZPE Parnaíba já atrai setores industrial e tecnológico

Empresa de mobilidade urbana de Parnaíba avalia atender no exterior


“A mercadoria sairá da ADA da ZPE do Piauí em trânsito rodoviário até Pecem. Ao sair de nossa ADA a mercadoria já estará em trânsito internacional. Quando chegar em Pecém, só resta colocar em cima do navio”, explica Victor Hugo.

Com o início das operações de exportação, a ADA da ZPE do Piauí passa ser a principal conexão do Estado com o comércio exterior, especialmente por ser o local com a melhor estrutura para as operações de embaraço e desembaraço de mercadorias.

Duas empresas industriais já estão instaladas na ZPE e produzindo para o Brasil e o exterior, além de oito startups das áreas de tecnologia e inovação. Há ainda outros 11 projetos de empresas industriais em análise no Ministério da Economia para instalação na ZPE.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Governo do Piauí

Mais de Indústria