Ranking das 300 maiores

R Carvalho foi a única empresa do Piauí que cresceu no varejo do Brasil

Rede de supermercados registra alta de 25% no faturamento e alcança a 138ª posição na lista da SBVC

 
 
R Carvalho aumentou faturamento em 25%, ultrapassando pela primeira vez R$ 1,1 bilhão em vendas (Foto: divulgação)

 R Carvalho aumentou faturamento em 25%, ultrapassando pela primeira vez R$ 1,1 bilhão em vendas (Foto: divulgação)

 
 

Liderando o setor de supermercados do Piauí, a rede R Carvalho alcançou a 138ª posição no ranking 2022 das 300 maiores empresas de varejo do Brasil, divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O levantamento utiliza dados de 2020 e 2021 para entender quais foram os maiores desafios e superações de cada empresa varejista. 

Em comparação a 2020, a rede de supermercados R Carvalho registrou uma alta de 25,2% no faturamento de 2021 e ultrapassou R$ 1,1 bilhão em vendas. Das três empresas piauienses que integram o ranking 2022, a R Carvalho apresentou o maior crescimento em números. De acordo com a pesquisa, em 2020 a rede contava com 2.781 funcionários. Já em 2021, o número subiu para 3.253 trabalhadores, um aumento de 17%. Em relação à quantidade de lojas, houve uma variação de 7,4%, saindo de 27 em 2020 para 29 lojas em 2021. 

 

Vale ressaltar ainda que a empresa alcançou a 63º posição no segmento de supermercados, a 30º posição na lista das empresas que mais tiveram crescimento no número de funcionários e o 131º lugar no ranking das maiores empresas de venda online. Entre as empresas que mais cresceram em número de vendas no varejo, a rede R Carvalho ocupa o 39º lugar. 

Em junho deste ano, a rede R Carvalho já havia se destacado por fazer parte do ranking dos 50 maiores supermercados do Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). 

 

Confira os números

138ª posição no Brasil - R Carvalho Supermercado

  • Posição no Ranking em 2020: 144º
  • Venda em 2021: R$ 1.194.839.147,00
  • Venda em 2020: R$ 954.046.697,00
  • Crescimento de Vendas 2021: 25,2%
  • Vendas de lojas físicas: R$ 1.194.839.147,00
  • Nº de Lojas/2021: 29
  • Nº de Lojas/2020: 27
  • Variação do nº de lojas: 7,4%
  • Faturamento/Loja: R$ 41.201.349,90
  • Funcionários em 2021:  3.253
  • Funcionários em 2020: 2.781
  • Variação do nº de funcionários:  17,0%
  • Faturamento/funcionários em 2021: R$ 367.303,76
  • E-commerce: Sim 

 

Outras empresas

O Armazém Paraíba, do Grupo Claudino, e o Carvalho Supershop, do Grupo Vanguarda, são outras duas empresas piauienses que fazem parte do ranking. Ambas caíram de posição em relação a 2020.

Segundo as informações do ranking, o Armazém Paraíba saiu da 30º posição em 2020 e caiu para a 33º em 2021. A empresa teve uma queda de -5,4% no número de lojas. Atuando nos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba e Pernambuco, as lojas Paraíba empregaram mais de 6 mil funcionários em 2021. O número de funcionários em 2020 não foi divulgado pela empresa. 

Outros dados dão conta de que, em 2021, o Armazém Paraíba faturou R$ 5,2 bilhões, ocupando também a lista das empresas com faturamento acima de um bilhão. Em relação à posição no ranking por segmento, a empresa, que atua no ramo de departamento e artigos para o lar, alcançou o 4º lugar. Já no que diz respeito às vendas onlines, o Armazém Paraíba ocupa a 75º posição. 

Paraíba caiu três posições no ranking, mas é a quarta maior em sua categoria (lojas de departamentos)

Já o Carvalho Supershop ocupa o 183º lugar no ranking de 2022, uma queda de oito posições, visto que, em 2020, a empresa ocupava o 175º lugar. O levantamento aponta que houve uma variação de 4,2% no número de lojas, saindo de 24 para 25 estabelecimentos. Em relação aos funcionários, o aumento foi de 1,6%. 

Os dados revelam ainda que o Carvalho SuperShop obteve um crescimento de 6,7% nas vendas em 2021 e faturou cerca de R$ 800 milhões. A rede de supermercados ocupa a 88º posição no ranking por segmentos e o 157º lugar na lista das maiores empresas de venda online.

Carvalho Super ocupou a 183ª posição entre as 300 maiores empresas de varejo do Brasil 

 

Confira os números:

33ª posição no Brasil . Armazém Paraíba (Grupo Claudino)

  • Posição no Ranking em 2020: 30º
  • Venda em 2021:  R$ 5.299.553.058,57
  • Venda em 2020: x
  • Crescimento de Vendas 2021: x
  • Vendas de lojas físicas: x
  • Nº de Lojas/2021: 265
  • Nº de Lojas/2020: 280
  • Variação do nº de lojas:  -5,4%.
  • Faturamento/Loja: x
  • Funcionários em 2021:  6.095.
  • Funcionários em 2020: x
  • Variação do nº de funcionários:  x
  • Faturamento/funcionários em 2021: R$ 869.491,89
  • E-commerce: Sim

 

183ª posição no Brasil - Carvalho Supershop (Grupo Vanguarda)

  • Posição no Ranking em 2020: 175º
  • Venda em 2021: R$ 803.737.166,00
  • Venda em 2020: R$ 753.286.646,00
  • Crescimento de Vendas 2021: 6,7%.
  • Vendas de lojas físicas: R$ 803.737.166,00
  • Nº de Lojas/2021: 25
  • Nº de Lojas/2020: 24
  • Variação do nº de lojas: 4,2%
  • Faturamento/Loja: R$ 32.149.486,64
  • Funcionários em 2021: 2.506
  • Funcionários em 2020: 2.467
  • Variação do nº de funcionários:  1,6%
  • Faturamento/funcionários em 2021: R$ 320.725,13
  • E-commerce: Sim

 

O Ranking

Em sua oitava edição, o ranking das 300 maiores empresas de varejo do Brasil revela dados importantes acerca do setor. Liderando o ranking desde 2020, as três maiores varejistas brasileiras são: Grupo Carrefour, Assaí e Magazine Luiza.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o comércio soma 9,59 milhões de trabalhadores e emprega 23,35% dos empregados formais, sendo o maior empregador brasileiro e constituindo-se em um importante pilar da economia nacional.

O ranking destaca ainda as dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor durante o período de pandemia da Covid-19, onde todos tiveram que se reinventar. “A edição 2022 do Ranking retrata o momento atual do varejo brasileiro e mostra como cada uma das 300 empresas reagiu (ou mesmo se antecipou) aos desafios impostos pelo mercado em mais um ano repleto de desafios e incertezas”, diz a SBVC. 

Pelo segundo ano consecutivo, o grupo das 300 maiores empresas do varejo brasileiro obteve um crescimento de dois dígitos em seu faturamento. Em 2021, o faturamento consolidado das empresas deste Ranking foi de R$ 892,426 bilhões, uma alta de 12,22% em relação aos dados das 300 maiores do ano anterior. Com isso, as maiores empresas continuam apresentando índices de crescimento consistentes, acima da inflação oficial medida pelo IBGE.

Ainda segundo a SBVC, as empresas do Ranking responderam, em 2021, por 45% do mercado nacional. Dentre elas, há 156 empresas com faturamento anual superior a R$ 1 bilhão e 18 com mais de 1.000 lojas em operação no País. 

Confira o ranking clicando aqui

 

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