Comércio & Serviços
Armazenamento de dados
Empresa de data center escolhe Teresina para iniciar expansão no Nordeste
Hostweb aposta no Piauí pela falta de concorrência no mercado local
Redação - redacao@pinegocios.com.br
A empresa Hostweb, que atua com data center, tecnologia e cloud, escolheu Teresina para iniciar sua expansão no Nordeste. A escolha da capital do Piauí para a prospecção de novos negócios da empresa se dá, principalmente, devido ao mercado local, que conta com poucos concorrentes no mesmo nível, além das semelhanças culturais do Piauí e do Ceará, onde fica a sede da empresa.
"Em Teresina temos um mercado potencial interessante, onde não existem concorrentes com nosso tipo de oferta. Além disso, Piauí e Ceará são estados com uma origem parecida. Culturalmente falando, seria mais fácil e mais próximo pra gente”, explica Sérgio Uchoa, gerente de Desenvolvimento da Hostweb.
Os serviços oferecidos pela empresa, que atua há 25 anos, fazem parte de um futuro tecnológico que já está entre nós: o armazenamento de dados em nuvens. Este setor vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia), até o fim de 2022, serão investidos mais de R$ 345 bilhões na área de Tecnologia da Informação (TI), com destaque para serviços de data center e armazenamento na nuvem. A previsão de crescimento acelerado do setor é até final de 2024.
A Hostweb facilita a mudança de dados e aplicativos para uma nuvem digital, onde as empresas não precisam mais se preocupar com grandes estruturas de TI. “Esse tipo de serviço exige grandes máquinas, equipes de TI, ar-condicionado, geradores de energia e diversos outros equipamentos que são caros e de difícil manutenção. Então, nós oferecemos uma solução, onde as empresas não precisam mais se preocupar em manter os servidores, fazemos tudo com a nossa estrutura”, comenta Sérgio Uchoa.
O gerente de desenvolvimento destaca ainda que os serviços atendem diversos tipos de empresas. “Temos clientes de empresas siderúrgicas, de energia limpa, empresas no ramo da saúde, hospitais, convênios, e todos eles optam em não ter que se preocupar e poder delegar à nossa empresa a responsabilidade de manter esse serviço funcionando”, pontua.
O foco da Hostweb está nas médias e grandes empresas, visto que é necessário que já exista uma TI estruturada por meio de equipamentos e softwares que possam ser migrados para a nuvem. Dessa maneira, os grandes investimentos feitos nestas estruturas serão redirecionados às despesas pelo serviço.
Em Teresina, a empresa já vem analisando possíveis propostas de clientes que estão sendo prospectados. “As expectativas são as melhores possíveis, estamos trabalhando para fechar os primeiros contratos”, afirma o gerente de desenvolvimento. .
Evento de lançamento
No dia 06 de outubro de 2022, Teresina irá receber o evento de lançamento da Hostweb, no Metropolitan Hotel, localizado no Centro da cidade. “Desde agosto estamos com colaboradores em Teresina e no dia 06 iremos apresentar a empresa a possíveis clientes”, informa Sérgio Uchoa.
O objetivo da expansão, que será iniciada em Teresina, é levar este futuro tecnológico à Região Nordeste. Até o final de 2022, outras capitais nordestinas como São Luís, no Maranhão, e Natal, no Rio Grande do Norte, também devem receber operações da empresa.
“Estamos muito otimistas com a nossa chegada em Teresina e extremamente comprometidos em oferecer o melhor dos nossos serviços às empresas da região, que buscam a transformação digital”, ressalta o gerente comercial da empresa, Marcelo Vargas.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais