Comércio & Serviços
Nova bandeira
Sam’s Club vai ocupar lugar do BIG Bompreço da Avenida Kennedy, em Teresina
Mudança ocorre após compra do Grupo BIG pelo Grupo Carrefour
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
O Sam’s Club, clube de compras do Grupo Carrefour, vai inaugurar uma unidade em Teresina. A loja ocupará o lugar do BIG Bompreço, na Avenida Presidente Kennedy, bairro Morada do Sol. A data da inauguração ainda não foi divulgada oficialmente, mas o Piauí Negócios apurou que deve acontecer no dia 21 de dezembro. Na página do Sam’s Club na internet, já consta o endereço de Teresina. Além disso, o site Themos Vagas divulgou que o Carrefour está selecionando funcionários para trabalhar na nova loja.
A mudança da bandeira de BIG pra Sam’s Club ocorre após a venda das lojas do Grupo BIG, em todo o Brasil, para o Grupo Carrefour. Teresina tem outras duas lojas do BIG: um hipermercado localizado no Teresina Shopping e um atacado Maxxi, na Ladeira do Uruguai, ambos na zona leste da capital.
O Piauí Negócios procurou a assessoria de imprensa do Grupo Carrefour sobre que lojas ocuparão o lugar das unidades do BIG no Piauí, mas não obteve retorno. No entanto, segundo entrevista do CEO do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, ao jornal O Estado de São Paulo, todas as antigas lojas Maxxi serão convertidas em Atacadão, que é o atacarejo do Grupo Carrefour. No Piauí, já existem quatro unidades do Atacadão, sendo três em Teresina e uma em Picos. Já a loja do Teresina Shopping deve ser um hipermercado da bandeira Carrefour, o que também não foi confirmado pelo Grupo.
.jpg)
No Brasil, desde o ano passado o mercado de gigantes do varejo de supermercados está aquecido. Além da venda do BIG para o Carrefour, o Extra também vendeu ao Assaí as suas 71 lojas de hipermercados. A mudança vem na esteira do crescimento dos atacarejos no Brasil, e um estudo que apontou a queda de interesse de consumidores nos hipermercados.
Geralmente localizados nas saídas das cidades, os atacarejos querem estar mais próximos do consumidor e por isso estão instalando unidades em áreas mais populosas, dentro dos bairros. O Extra Hiper Teresina ficava na Avenida Kennedy e agora será Assaí Atacadista.
Leia também
Grupo Carrefour deve substituir lojas do Big Bompreço e Maxxi no Piauí; entenda
Grandes redes de supermercados se consolidam no atacado em Teresina
Atacarejos vão virar supermercados tradicionais, preveem líderes do varejo
Mas a mudança não será apenas de bandeira. Haverá uma adaptação dos atacarejos para um formato mais parecido com os dos tradicionais supermercados. As unidades Assaí que estão ocupando o lugar que era do Extra estão tendo um visual mais clean, maior mix de produtos e até adega de vinhos, como a loja do Assaí na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo (SP).
A estratégia, segundo especialistas, é evitar que os consumidores que buscaram os atacarejos pelo preço, por questão da crise econômica, voltem aos antigos supermercados quando a situação financeira das famílias melhorar.
O assunto foi pauta de uma palestra da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), realizada durante em encontro de negócios em Fortaleza (CE), no início de agosto, e que contou com a cobertura presencial do Piauí Negócios. “A tendência é os atacarejos ficarem cada vez mais parecidos com os supermercados. No momento que o país voltar a ter crescimento, com poder de renda melhor, os atacarejos tendem a virar varejo. Iremos presenciar esse movimento”, afirmou Nidovando Pinheiro, presidente da ACESU.
Como funciona o Sam’s Club
Para comprar nas lojas do Sam’s Club, o cliente deve ser sócio, adquirindo um cartão com anuidade de R$ 75,00. Segundo a empresa, 80% dos produtos vendidos são importados.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais