Carreira & Gestão Pública

Marketing

Sebrae figura entre as 10 marcas brasileiras mais fortes

Ranking do BAV, realizado pelo Isto é Dinheiro, avaliou 1.700 marcas brasileiras

 
Sede do Sebrae em Teresina

 Sede do Sebrae em Teresina

 
 

No ano em que completa 50 anos, o Sebrae alcançou mais um importante marco na sua trajetória ao ter sua marca avaliada entre as dezmais fortes do Brasil, ao lado de players como Nubank, Ifood, Tramontina, O Boticário, Americanas e Magazine Luiza. O resultado é do Brand Asset Valuator (BAV), ou Avaliação dos Atributos da Marca, o maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo e mensura o vínculo emocional com os consumidores.

O estudo é uma realização da ISTOÉ Dinheiro, com desenvolvimento da TM20, BAV, WPP e Superunion. O fundador da consultoria TM20 branding, Eduardo Tomiya, explica que esse é o resultado da dimensão do Sebrae e do papel de apoio ao segmento durante a pandemia. “O Sebrae possui uma das marcas mais fortes no Brasil. Esse é um belo reconhecimento de uma marca que já era conhecida, mas aparentemente está sendo mais relevante na vida das pessoas. É uma espécie de devolutiva a tudo que a instituição tem entregado como grande parceira dos pequenos negócios”, afirma o especialista. A comparação foi realizada com empresas cujas marcas tradicionalmente são muito fortes, como bancos, cervejarias e redes varejistas.


Leia também

Sebrae premia oito prefeitos empreendedores do Piauí; saiba quais são

Sebrae Piauí promove consultorias sobre Google e Instagram para pequenos negócios


No Brasil, o ranking avaliou 1.700 marcas brasileiras a partir de quase 17.000 entrevistas realizadas entre outubro e dezembro de 2021. O estudo mensura a força das marcas e o nível de “share of heart”, capturando tanto marketing inputs quanto a resposta do consumidor final. A pesquisa considera 48 atributos dentre as dimensões de diferenciação, relevância, estima e familiaridade – como responsabilidade social, originalidade, progresso, dinamismo, confiança, utilidade e valor agregado.

“Esse é o fruto do nosso trabalho de caminhar lado a lado com os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Pela primeira vez, o Sebrae entrou nesse ranking e já apareceu com essa performance entre os TOP 10. Esse é um grande marco, sobretudo no ano do cinquentenário, e o mérito é de todo o Sistema Sebrae. Essa conquista referencia nossa história e já indica o potencial de futuro do Sebrae”, completa Melles.

Esta edição da pesquisa demonstrou claramente que, após a pandemia, as pessoas estão mais conscientes do seu papel da sociedade, ao trazerem valores relacionados à responsabilidade social apareceram como muito relevantes. Outro ponto alto, segundo Tomiya, é que o digital trouxe muitas empresas da nova economia, pois quebraram-se algumas barreiras de entrada que antes eram muito fortes. “O Sebrae é, por natureza, assistencial, enquanto guardião das micro e pequenas empresas, e ainda conseguiu rapidamente reinventar os atendimentos e seguir o caminho da digitalização”, finalizou o especialista.

 

Critérios do ranking

Os critérios para a elaboração do ranking das marcas mais fortes, a partir do resultado da pesquisa do BAV, englobam dois pontos essenciais: a diferenciação, quanto a marca captura dos 48 atributos da pesquisa, e a relevância, o quanto a cultura da marca é relevante na vida dos consumidores. A partir dessas duas dimensões do estudo houve o ranking das marcas brasileiras mais fortes.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: Sebrae

Mais de Carreira & Gestão Pública