Agropecuária
Alimento orgânico
Mel 100% orgânico do Piauí será lançado na maior feira do setor do Brasil
Cooperativa de Simplício Mendes apresentará a marca Mel Mesmo durante a Bio Brazil Far e Biofach
Redação - redacao@pinegocios.com.br
A Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) vai lançar a sua marca Melo Mesmo, um mel 100% orgânico, durante a Bio Brazil Fair/Biofach América Latina 2022, maior feira de produtos orgânicos da América Latina. A Comapi foi escolhida pelo Sebrae Nacional para participar do evento, que começa nesta quarta-feira (08) e vai até o dia sábado (11), em São Paulo.
A Comapi foi selecionada para o evento devido à qualidade do mel da cooperativa. O próprio nome da marca, Mel Mesmo, foi escolhido para remeter à pureza do produto, sem aditivos de outros produtos e preservado de contaminação externa.
De acordo com a analista do Sebrae no Piauí, Mercês Dias, a marca surgiu como resultado da parceria entre o Polvo Lab e o Sebrae junto à cooperativa. “O Sebrae por meio de consultorias e cursos em gestão vem apoiando a Comapi há vários anos. Essa parceria com a Polvo Lab é mais uma ação de sucesso que contribui para que a cooperativa atinja novos mercados e se destaque ainda mais”, comenta a analista. O Sebrae realiza diversas ações com foco na sustentabilidade, inovação e certificação do mel e outros produtos elaborados pela cooperativa.
A Comapi é atendida pelo Sebrae no Piauí por meio do programa Agronordeste que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural por meio da melhoria e do fortalecimento da atividade agropecuária de pequenos e médios produtores dos nove estados da região Nordeste e do norte de Minas Gerais.
Leia mais
Piauí se destaca como maior exportador de mel do país
A gerente administrativa da cooperativa, Janete Dias, destaca que um dos objetivos da entidade com a marca Mel Mesmo é investir mais no mercado nacional. “Estamos em um momento de mudança e investimentos. Já estamos fornecendo para uma grande rede e após essa apresentação na feira acreditamos que avançaremos mais”, salienta a gerente.
Neste primeiro lote foi produzida uma tonelada do Mel Mesmo, embalado em potes de 255 gramas. O produto já está sendo comercializado em parceria exclusiva com a rede de supermercados St Marche, em São Paulo.
Além dos investimentos na melhoria de todo o processo produtivo, escolha da embalagem e branding da marca, o Polvo Lab garante a compra do mel dos apicultores para ser revendido em supermercados. Com isso, os apicultores da região terão a renda dobrada em relação aos ganhos atuais.
Entre os componentes do Mel Mesmo, estão as vitaminas do complexo B, sais minerais, propriedades antibióticas e anti-inflamatórias. A alta qualidade garante certificações do Programa Alimento Seguro (PAS), assegurando as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e de normas internacionais, como a Fair Trade (FLO), além do selo de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Polvo Lab
O Polvo Lab é um Laboratório de Economia Criativa de Impacto que transforma iniciativas sociais em negócios rentáveis, sustentáveis e longevos. O laboratório também fomenta oportunidades para que negócios já estabelecidos possam inserir o impacto social em sua proposta de valor.
O laboratório viu potencial na região para modernizar a produção de mel orgânico e levá-lo aos principais mercados do país sem prejudicar o meio ambiente, gerando renda e desenvolvimento para toda a comunidade local.
“Nosso grande destaque é valorizar o trabalho do apicultor, tanto que é essa a imagem que está impressa no rótulo. Acreditamos que qualquer pessoa, seja no meio rural, metropolitano, no sertão ou em áreas de escassez de recurso, se tiver acesso a uma boa ferramenta ou a uma instrução de qualidade, consegue ser responsável pela autonomia da sua própria renda” ressalta Gabriella Marques, diretora do Polvo Lab.
Bio Brazil Fair/Biofach América Latina
A Bio Brazil Fair e Biofach America Latina são grandes vitrines do mercado de orgânicos na América Latina. Serão mais de 700 expositores do setor apresentando as principais novidades e inovações dessa cadeia produtiva. Somente no Brasil, por ano, o mercado orgânico gera mais de R$ 5 bilhões em faturamento.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Sebrae Piauí