Receba
nossas notícias!
WhatsApp

Carreira & Gestão

Mídia

Piauí Negócios passa a integrar a Associação de Jornalismo Digital

Entidade prioriza o fortalecimento das empresas jornalísticas digitais de todo o Brasil

 
 
A Associação de Jornalismo Digital foca no jornalismo nativo digital

 A Associação de Jornalismo Digital foca no jornalismo nativo digital

 
 

O jornal digital Piauí Negócios, primeiro site especializado em notícias de economia do Piauí, passou a fazer parte da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), entidade que reúne mais de 80 veículos digitais de todo o Brasil com o objetivo de fortalecer o jornalismo digital. É o único site jornalístico do Piauí a fazer parte da associação.

A Ajor atua na profissionalização e fortalecimento das associadas, defesa do jornalismo e da democracia e foco da diversidade, fortalecendo o jornalismo de qualidade e de interesse público, a liberdade de expressão e de imprensa. O foco da associação é o jornalismo nativo digital.

Dela fazem parte veículos consolidados no mercado nacional, como Metrópoles, Congresso em Foco, Jota, Nexo, O Antagonista, Agência Pública, Aos Fatos, entre outros.

Além de oferecer apoio jurídico às associadas, a Ajor realiza eventos para a divulgação institucional e o aprimoramento profissional da atividade jornalística e apoia na inovação no jornalismo, especialmente nas áreas gerencial, estratégica, de marketing e de captação de recursos.


Leia mais

Ajor comemora 1 ano de fundação neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Nova ferramenta transforma em áudio os textos do Piauí Negócios

Parceria entre Piauí Negócios e Finaplus divulga indicadores econômicos


"É uma grande alegria para a Ajor representar mais uma associada do Nordeste e a primeira do Piauí. A diversidade regional é essencial para promoção de um jornalismo cada vez mais plural e democrático e é um dos objetivos principais da associação dar visibilidade e suporte ao jornalismo de excelente qualidade que é feito ao longo de todo o território nacional", afirma Maia Fortes, secretária executiva da Ajor.

O editor-chefe do Piauí Negócios, Robert Pedrosa, vê com entusiasmo e se diz honrado de fazer parte da entidade, devido à expertise que todos eles têm em sua área. “É muito importante essa troca de experiência com jornalistas. Como boa parte dos proprietários dos veículos são jornalistas, como eu, a gente aprende a lidar com os desafios de fazer jornalismo e ao mesmo tempo ser empreendedor”, afirma o jornalista.

Robert também comenta o fato da diversidade dos integrantes da Ajor. Há desde aqueles que, como Robert, iniciaram a carreira no jornalismo impresso e depois adaptaram-se ao digital, como os que já nasceram totalmente no meio digital. “A linguagem do impresso é diferente da do digital, mas uma coisa não muda. O leitor preza pela credibilidade no jornalismo”, conclui o editor-chefe.

 

Sobre a Ajor

A Ajor nasce com o objetivo de fortalecer e atender a um setor específico que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e no mundo: o ecossistema do jornalismo digital, ou seja, organizações que já nasceram no ambiente online.

 Hoje, de acordo com o último Atlas da Notícia, o jornalismo online é a principal fonte de informação dos brasileiros. Ainda não existia uma instituição que fosse focada inteiramente em responder às demandas e desafios compartilhados por este modelo de comunicação, como a busca por sustentabilidade financeira, a visibilidade e profissionalização de iniciativas locais e periféricas, o acesso a tecnologias de publicação e audiência, a proteção e defesa jurídica destes comunicadores, etc.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Comentários

Mais de Carreira & Gestão