Comércio & Serviços
Supermercados
Assaí Atacadista vai abrir unidade onde funcionou o hipermercado Extra Teresina
Rede varejista prevê que o faturamento da loja, na Avenida Presidente Kennedy, será o triplo do antigo hipermercado
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
O Assaí Atacadista anunciou que vai instalar uma loja no ponto comercial onde funcionou o Extra Hiper, na Avenida Presidente Kennedy, em Teresina. A medida ocorre seis meses após o Assaí comprar mais de 70 lojas de hipermercado do Extra em todo o Brasil. O formato será o atacarejo, o mesmo das outras quatro unidades do Assaí no Piauí. A data de inauguração não foi divulgada.
Todas as unidades do Brasil onde funcionavam o Extra serão transformadas em Assaí, que tem a meta de alcançar 300 lojas em 2023. Atualmente, a empresa conta com 216 unidades. Nos últimos cinco anos, outras 25 lojas do Extra Hiper já haviam sido convertidas em Assaí. O histórico mostra que uma unidade convertida, além de apresentar maturação acelerada, proporciona faturamento três vezes superior ao obtido no formato hipermercado.
Segundo a empresa, a construção dos atacarejos Assaí trará benefícios para as economias de cada região com a geração de empregos e renda. Isso porque uma loja Assaí demanda 50% mais postos do que uma unidade do Extra Hiper. Além disso, milhares de trabalhos também serão gerados com as contratações em construção civil para o processo de reforma das 70 lojas – em cada uma são necessários, em média, 350 profissionais. Cada loja gera, entre diretos e indiretos, cerca de 500 novas vagas de trabalho.
O grupo Assaí lembra que os antigos colaboradores do Extra Hiper que manifestaram interesse em trabalhar no Assaí terão prioridade nos processos seletivos das futuras lojas assim que iniciados. A seleção ainda não foi iniciada e será comunicada, cidade a cidade, tão logo isso ocorra.
Leia mais
Lucro do Assaí Atacadista cresce 61% e chega a R$ 1,6 bilhão
Grandes redes de supermercados se consolidam no atacado em Teresina
Como foi a compra do Hiper Extra pelo Assaí
O processo de conversão faz parte do acordo, anunciado em outubro, para a aquisição de até 70 pontos comerciais do Extra Hiper. “Estamos falando de alguns dos melhores pontos comerciais dentro dos principais centros urbanos do Brasil, e que seriam irreplicáveis nos dias de hoje em razão da densidade imobiliária nessas regiões”, explica Belmiro Gomes, presidente do Assaí.
Além de estarem em polos econômicos e cidades referência em todo o Brasil, os pontos estão presentes principalmente em regiões centrais, com grande adensamento populacional e amplamente conhecidos pelo público consumidor.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 216 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). É um dos maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Assaí Atacadista