Agropecuária
Zona rural
5G em fazenda do Piauí: produtividade terá ganho de até 30%
Empreendimento do Grupo Insolo, localizado no Cerrado, é o primeiro do país a ter a tecnologia
Redação - redacao@pinegocios.com.br
O Ministério das Comunicações (MCom) participou, nesta quarta-feira (30), do lançamento da primeira fazenda 5G no Brasil. O evento, chamado '5G no Agro', aconteceu na fazenda Ipê, pertencente ao Grupo Insolo, uma das mais produtivas do país e localizada no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Cerrado piauiense.
"Com as fazendas inteligentes, o agronegócio terá um ganho de produtividade na casa de 20 a 30% e, graças às mulheres e homens do campo, poderemos garantir a segurança alimentar não só do nosso país, como também de outros", enfatizou o presidente da República, Jair Bolsonaro.
A partir da instalação de antenas na sede das fazendas, o sinal de 5G vai ser transmitido para toda a área cultivada nas propriedades. Esse sinal vai permitir um monitoramento mais preciso do maquinário agrícola que deverá operar com mais eficiência, como informa Wagner Silva, gerente de tecnologia da informação do grupo Insolo.
Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, "hoje é um dia de realização. Estamos vendo uma antena 5G instalada na primeira fazenda com essa tecnologia no país, o que fará nosso agronegócio, hoje tão pungente, ser ainda melhor". Ele reforçou que todos os 224 municípios no Piauí serão conectados com a quinta geração de redes móveis.
Também estiveram presentes na cerimônia os ministros da Cidadania, João Roma; do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; a secretária-Executiva do MCom, Estella Dantas; além de parlamentares e gestores municipais.
A tecnologia 5G deve começar a ser implantada no Brasil a partir de julho deste ano. As primeiras antenas devem ser instaladas nas capitais e nas grandes cidades do país.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Agência Brasil e Ministério das Comunicações