Agropecuária
Produtividade
Sinal 5G no Piauí será inaugurado em fazenda de Baixa Grande do Ribeiro
A nova tecnologia vai permitir ao produtor reduzir custos e ganhar competitividade
Redação - redacao@pinegocios.com.br
O Governo Federal vai inaugurar na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, na próxima quarta-feira, dia 30, o primeiro sinal de comunicação 5G no Estado. A nova tecnologia vai permitir ao produtor reduzir custos e ganhar competitividade.
O evento terá a presença do presidente Jair Bolsonaro, dos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Comunicação, Fábio Farias, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
É a partir da conexão em 5G que drones, chips, GPS e equipamentos como tratores poderão entrar em ação e enviar informações sobre comportamento e saúde do animal e manutenção de condições climáticas da lavoura, por exemplo.
Leia mais
No Piauí, maior fazenda do Brasil em uso de biodefensivos é vendida para a Terrus
IBGE: safra de grãos no Piauí deve crescer 19% e alcançar 6 milhões de toneladas
“O 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G vai revolucionar as indústrias. Para o agronegócio, que é quem está fazendo o nosso Brasil crescer, mesmo nessa crise, junto às telecomunicações, será um avanço gigantesco. O 5G vai fazer que o nosso agro vai crescer 20% a mais, em média”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em maio de 2021, quando participou da inauguração da primeira antena 5G em área rural do Brasil.
A Fazenda Ipê, no Cerrado piauiense, já implementou diversos sistemas, informatizando grande parte das atividades, e serve de modelo para o Brasil. A empresa pertence ao Grupo Insolo e ganhou destaque nacional em novembro de 2021 ao ser vendida para empresa Terrus, do empresário catarinense Ricardo Farias. O empreendimento tem 43 mil hectares de soja, 22 mil de milho e a maior área do país em uso de biodefensivos.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Mapa